Pensamento do mês

Faça o bem, fale o bem, pense o bem.
Perceba que cada ser que encontramos é um ser iluminado,disfarçado a nos mostrar o Caminho.
Alguns nos mostram como não devemos ser.
Outros como devemos ser.

Monja Coen

quarta-feira, 3 de junho de 2020

HABILIDADES DE ARTE - DAS AULAS CMSP JUNHO


03/06/2020 – PROFESSORES DE ARTE

Estou disponibilizando as habilidades que serão desenvolvidas nas aulas do CMSP de junho, de Arte, para auxiliar seu planejamento individual.


ANO/SÉRIE LINGUAGENS CÓDIGO DESCRITOR OBJETO DO CONHECIMENTO 

1 - EF Dança (EF01AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. Contextos e Práticas
1 - EF Dança (EF01AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado. Elementos da Linguagem
1 - EF Dança (EF01AR12) Dialogar, com respeito e sem preconceito, sobre as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. Processos de Criação
1 - EF Dança (EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. Matrizes Estéticas e Culturais
2 - EF Dança (EF02AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular paulista de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. Contextos e Práticas
2 - EF Dança (EF02AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado. Elementos da Linguagem
2 - EF Dança (EF02AR12) Dialogar, com respeito e sem preconceito, sobre as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. Processos de Criação
2 - EF Dança (EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. Matrizes Estéticas e Culturais
3 - EF Dança (EF03AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. Contextos e Práticas
3 - EF Dança (EF03AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado. Elementos da Linguagem
3 - EF Dança (EF03AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado. Elementos da Linguagem
3 - EF Dança (EF03AR11) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, tendo as bricadeiras infantis como fonte geradora, utilizando-se dos elementos estrutantes da dança. Processos de Criação
4 - EF Dança (EF04AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular de diferentes países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. Contextos e Práticas
4 - EF Dança (EF04AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado. Elementos da Linguagem
4 - EF Dança (EF04AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado. Elementos da Linguagem
4 - EF Dança (EF04AR11) Explorar, criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, a partir das manifestações da dança presentes na cultura brasileira, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança. Processos de Criação
5 - EF Dança (EF05AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. Contextos e Práticas
5 - EF Dança (EF05AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado. Elementos da Linguagem
5 - EF Dança (EF05AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado. Elementos da Linguagem
5 - EF Dança (EF05AR11) Explorar, criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, a partir das manifestações da dança presentes na cultura mundial, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança. Processos de Criação
6 - EF Dança (EF06AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas. Contextos e Práticas
6 - EF Dança (EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea. Elementos da Linguagem
6 - EF Dança (EF06AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado. Elementos da Linguagem
6 - EF Dança (EF06AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva. Processos de Criação
7 - EF Dança (EF07AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. Contextos e Práticas
7 - EF Dança (EF07AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas diferentes manifestações das danças clássica e moderna, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea. Elementos da Linguagem
7 - EF Dança (EF07AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado. Elementos da Linguagem
7 - EF Dança (EF07AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva. Processos de Criação
8 - EF Dança (EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afrobrasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas. Contextos e Práticas
8 - EF Dança (EF08AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado. Elementos da Linguagem
8 - EF Dança (EF08AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. Processos de Criação
8 - EF Dança (EF08AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afrobrasileira como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. Processos de Criação
9 - EF Dança (EF09AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de tecnologias digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. Contextos e Práticas
9 - EF Dança (EF09AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea. Elementos da Linguagem
9 - EF Dança (EF09AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. Processos de Criação
9 - EF Dança (EF09AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos da dança contemporânea (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc., incluindo o recurso a tecnologias digitais) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva. Processos de Criação
1ª EM Artes visuais, dança, música e teatro; ------- Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando projetos de intervenção na escola; Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, dança, música e teatro;
1ª EM Artes visuais, dança, música e teatro; ------- Analisar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositivas para a intervenção; Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, dança, música e teatro;
1ª EM Artes visuais, dança, música e teatro; ------- Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, para elaborar e realizar na escola projetos individuais ou colaborativos visando à mediação cultural na escola; Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, dança, música e teatro;
1ª EM Artes visuais, dança, música e teatro; ------- Construir critérios para analisar a intervenção em Arte; Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, dança, música e teatro;
2ª EM Artes visuais, dança, música e teatro; ------- Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo; As linguagens das linguagens artísticas
2ª EM Artes visuais, dança, música e teatro; ------- Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer; As linguagens das linguagens artísticas
2ª EM Artes visuais, dança, música e teatro; ------- Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre; A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas; 
2ª EM Artes visuais, dança, música e teatro; ------- Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação; A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas; 
3ª EM Dança ------- Investigar novas possibilidades como videodança e performance em dança; Percursos de experimentação do corpo em diálogo com os meios de comunicação virtuais; 
3ª EM Dança ------- Reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da dança; Suportes e ferramentas tecnológicas para produção digital em dança
3ª EM Dança ------- Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais; Procedimentos para processos de criação em dança; 
3ª EM Dança ------- Registrar, produzir e divulgar um processo de criação em dança que use a tecnologia e ambientes digitais; Relações entre público e obra e visualidades; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário